ECS 7
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - EAD Escola, Cultura e Sociedade Vera Corazza Atividade 7 Ana Lúcia V.Alves Alvorada MARX E ENGELS Friedrich Engels (1820-1895) foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Era filho de um rico industrial, na juventude fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família. Suas observações nesse período formam a base de sua obra principal:" A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra", publicada em 1845.Ele foi co-autor de diversas obras com Marx,. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de "O capital". Escreveu livros de profunda análise social. Sem dúvida nenhuma, Engels foi um filósofo como poucos, soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, influenciando autores maxistas. Protetor e principal colaborador de Marx, Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista. É o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico ( abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história ). Marx viveu numa época em que a Europa se debatia em conflitos, tanto no campo das idéias como das instituições. Dois momentos da história européia foram vividos por ele e tiveram reflexos em sua obra: as revoltas antimonárquicas de 1848 (Itália, Alemanha, França e Áustria) e a Comuna de Paris (durante três meses) que levou os operários ao poder, influenciados por suas idéias. Na base do pensamento de Marx está a idéia de que tudo se encontra em constante processo de mudança (conflitos). Para ele a sociedade se estrutura de modo a promover os interesses da classe dominante (burguesia do capitalismo) e a classe que vende sua força de trabalho e recebe apenas uma parte do valor que produz é o proletariado Marx dizia: "O moinho de vento nos dá uma sociedade com senhor feudal; o motor a vapor nos dá uma sociedade com capitalismo industrial". Sua obra reúne reflexões curtas sobre as questões políticas imediatas, estudos históricos, escritos militantes - "O Manifesto Comunista", parceria com Engels e o "O Capital ", onde realiza uma investigação sobre o modo de produção capitalista e as condições de superá-lo, rumo a uma sociedade sem classes e na qual a propriedade privada seja extinta. A revolução serviria para mudar radicalmente e tirar o poder da burguesia. Um dos objetivos da revolução de Marx era recuperar nos homens seu pleno desenvolvimento intelectual, físico e técnico. Para Marx, o combate a alienação e a desumanização era a função social da educação; deveria se aprender não apenas o estritamente necessário para o exercício de determinada função e nem seria função da escola trabalhar a concepção moral e afetiva. A alienação de que fala Marx é conseqüência do afastamento entre os interesses do trabalhador e aquilo que ele produz; é o que se aprende para determinada função e sem formação que ajude a exercer suas potencialidades. Marx afirmava que, "A existência antevem a consciência", a pessoa aprender e adquiri a consciência para lutar; ao contrário de Hegel que afirmava, "A consciência antevem a existência" |
4 Comments:
Olá, só passei para avisar do encontro presencial, no próximo sábado,dia 11/11, das 9h às 11h, no pólo,para que juntos aos professores, possamos buscar formas de facilitar o trabalho de todos nós.
Para agilisarmos o nosso trabalho, pedimos que cada um de vocês já traga
por escrito todas os temas que precisam ser tratados e solucionados.Vejo que trabalhastes nesse feriado!Bjs.Adri.
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Adriana Irigaray, at 2:46 PM
Olá Ana, tuas colocações sobre Marx e Engels estão ótimas. Continue assim colega!Bjs. Adriana
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Adriana Irigaray, at 9:17 PM
Oi Ana sou do teu grupo da esc 9 que tal nos encontrarmos sexta feira para discutirmos o texto? Aguardo tua resposta.Abraços e boa semana!
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Ana Paula, at 11:44 PM
Oi, Ana! Tudo bem? Temos uma coisa especial em comum, sabia? Gostamos muito de filmes. Quem sabe, trocamos idéias sobre alguns... Abraços.
Bia Guterres
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biapedag.blogspot.com, at 8:39 PM
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