ECS 5
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia - Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Weber I
Alvorada
Vera Corazza
Emil Maximilian Weber - nasceu em Erfurt (Alemanha), filho de pai protestante e mãe calvinista. Foi casado com Marianne Schritger, faleceu devido a pneumonia em 1920. Junto com Karl Marx, Vilfredo Pareto e Emile Durkheim foi o fundador da Sociologia. Seu objeto de estudo era a ação social - toda a maneira de agir, sentir, a conduta humana ( valor). Para Weber, todos somos artistas e representamos diversos papéis durante o dia.
Os três tipos puros de dominação legítima - Weber.
A dominação pode fundar-se em diversos motivos de submissão. Pode ser costume, puro afeto ou mera inclinação pessoal do súdito. Segundo Weber, em forma totalmente pura as "bases de legitimidade" da dominação são somente três:
1) Dominação legal - tem por tipo mais puro a dominação burocrática (normas). Sua idéia básica é qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado. A associação dominante é eleita e nomeada obedecendonão a pessoa e sim a regra estatuída (empresa); quem ordena é o superior (competência concreta). Seu ideal é proceder sem a influência pessoal e sentimental e sem consideração de pessoa. Sua base de funcionamento técnico é a disciplina do serviço.
2) Dominação tradicional - tem por tipo mais puro a dominação patriarcal. A associação dominante é o caráter comunitário. Seu tipo ordenador é o senhor e os súditos obedecem. Seu quadro administrativo é formado por servidores, dominando as relações não de dever ou disciplina objetivamente ligados ao cargo, mas a fidelidade pessoal do servidor.
3) Dominação carismática - a devoção afetiva a pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma). Seu tipo mais puro é a dominação do profeta. A associação é de caráter comunitário. O quadro administrativo é escolhido segundo o carisma e vocação pessoal (solidariedade). O líder age segundo seu próprio arbítrio ( democracia de caudilho).
Assim acredito que dentro da profissão tudo o que fazemos é em nosso próprio benefício, ou seja, tenho que seguir normas para ter uma organização em serviço ( dominação legal). Logo fazemos tudo para determos o poder em sala, como se fossemos um patriarca; e para termos uma turma bem amavél nos tornamos dominadores carismáticos. Sem esquecer da ética.
3 Comments:
Oi Ana!!!
Já estava preocupada, pois não encontrava a tua postagem sobre esta atividade, mas está ótimo!!!
Concordo contigo que sempre sofremos ou exercemos um tipo de dominação, e gostei quando falaste da ética pois algumas pessoas não "lembram " ou não "sabem" o que é ética quando estão exercendo determinado tipo de dominação.
Beijos até sexta-feira (mesmo que seja só de passagem!!!)
Marlene.
By
Marlene, at 11:34 PM
Estamos te esperando amanhã, na aula presencial, no Pólo. Bjs.Adriana
By
Adriana Irigaray, at 5:42 PM
Oi, Ana, teu texto sobre Weber está bem completo, gostei da introdução, onde colocas uma pequena apresentação do sociólogo. Bjão
By
Carla DDbier, at 5:47 PM
Postar um comentário
<< Home