Atividade 3 - ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Atividade 3 - Escola, Cultura e Sociedade
Aluna: Ana Lúcia Veleda Alves
Pólo: Alvorada
1.Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill? Para ele a definição de Mill engloba como se vê fatos inter diversos. A influência das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos e pelos resultados daquela que provém dos próprios homens; a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre os outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.
2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem? A primeira é segundo Kant: "o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz"; a segunda é de James Mill que tem por objeto "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si e para os seus semelhantes". O ponto fraco que incorrem as definições apontadas é que partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, mas a educação tem variado com o tempo e o meio.
3. O que é preciso de acordo com Durkheim, para definir educação? Para definir educação, será preciso considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. Para que haja educação, faz-se mister que haja, em face de uma geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira, sobre a segunda.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral? No decurso da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc ... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda forma de educação tem por objetivo fixar essas idéias na consciência dos educandos.
5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança? Esse ideal tem por função suscitar na criança:
1) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera com indispensáveis a todos os seus membros;
2) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.
A sociedade e o meio social é que determinam este ideal a ser realizado.
6. A partir da definição: " A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo nú mero de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine". O que conclui Durkheim? Explique. Ele conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações, para Durkheim a educação deve ocorrer da geração adulta sobre a geração mais nova, pois apenas os mais velhos já são experientes para constituir um ser social ( ser individual e o sistema de idéias).
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes? Para que o legado de cada geração possa ser conservado e acrescido, será preciso que exista uma entidade moral dura que ligue uma geração à outra: a sociedade. Por isso mesmo, o suposto antagonismo, muitas vezes admitido, entre indivíduos e sociedade, não corresponde a coisa alguma no terreno dos fatos. Bem longe de estarem em oposição, ou de poderem desenvolver-se em sentido inverso, um do outro sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra.
Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Atividade 3 - Escola, Cultura e Sociedade
Aluna: Ana Lúcia Veleda Alves
Pólo: Alvorada
1.Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill? Para ele a definição de Mill engloba como se vê fatos inter diversos. A influência das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos e pelos resultados daquela que provém dos próprios homens; a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre os outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.
2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem? A primeira é segundo Kant: "o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz"; a segunda é de James Mill que tem por objeto "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si e para os seus semelhantes". O ponto fraco que incorrem as definições apontadas é que partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, mas a educação tem variado com o tempo e o meio.
3. O que é preciso de acordo com Durkheim, para definir educação? Para definir educação, será preciso considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. Para que haja educação, faz-se mister que haja, em face de uma geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira, sobre a segunda.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral? No decurso da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc ... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda forma de educação tem por objetivo fixar essas idéias na consciência dos educandos.
5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança? Esse ideal tem por função suscitar na criança:
1) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera com indispensáveis a todos os seus membros;
2) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.
A sociedade e o meio social é que determinam este ideal a ser realizado.
6. A partir da definição: " A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo nú mero de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine". O que conclui Durkheim? Explique. Ele conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações, para Durkheim a educação deve ocorrer da geração adulta sobre a geração mais nova, pois apenas os mais velhos já são experientes para constituir um ser social ( ser individual e o sistema de idéias).
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes? Para que o legado de cada geração possa ser conservado e acrescido, será preciso que exista uma entidade moral dura que ligue uma geração à outra: a sociedade. Por isso mesmo, o suposto antagonismo, muitas vezes admitido, entre indivíduos e sociedade, não corresponde a coisa alguma no terreno dos fatos. Bem longe de estarem em oposição, ou de poderem desenvolver-se em sentido inverso, um do outro sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra.
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